circuitos simulados

 

 

Buzzer Pulsante com Astável      

Um buzzer co oscilador interno e de baixo consumo pode ser acionado de modo intermitente com o circuito mostrado a seguir. Este circuito é válido para buzzers com um consumo até uns 30 mA. Acima disso deve ser usada uma etapa de potência como a mostrada na simulação NE413. A frequência depende de C1 e C2. Estes componentes podem ter valores diferentes para se obter um ciclo ativo diferente de 50%, Na prática os valores devem ser escolhidos para se obter a frequência desejada para os bips, pois existe uma taxa de tempos diferente na simulação peloMultisim 11.0.

 

 Buzzer Pulsante com Astável

 

 

Clique aqui para baixar a simulação e netlist

 

 

 

 

 

Etapa Darlington de Alta Potência PNP       

Esta etapa de potência é indicada para ser usada com alarmes e sirenes com circuitos integrados CMOS ou com o 555, fornecendo alguns watts a um alto-falante. Q3 pode ser um TIP42 e deve ser dotado de um dissipador de calor. Na simulação aplicamos um sinal senoidal de 1 kHz na entrada, se bem que o circuito se preste a operar com sinais retangulares dos circuitos de sirene. A tensão de alimentação pode ficar entre 6 V e 12 V.

 

 Etapa Darlington de Alta Potência PNP

 

Forma de onda obtida

 

Clique aqui para baixar a simulação e netlist

* Amplificador transistor de 2 TR (NE0107)

 

 

 

Alarme Sonoro (2)       

Este alarme de muito baixo consumo faz soar um buzzer quando qualquer dos sensores, simulados pelas teclas A e B for aberto. Na condição de espera, com os sensores fechados, o consumo é muito baixo, o que possibilita o uso de bateria na alimentação. Pode ser usado um buzzer de 6 ou 9 V com alimentação correspondente. Para controlar maiores potências, pode ser usado um relé na saída. Mais sensores podem ser ligados em série, e o cabo de conexão a eles pode ser longo, possibilitando a proteção de uma grande área. Na simulação o buzzer realmente toca quando acionamos as teclas que controlam os sensores.

 

 Alarme Sonoro

 

Clique aqui para baixar a simulação e netlist

 

 

 

Resposta de Frequência de um Circuito RC       

A finalidade do circuito apresentado é estudar a resposta de frequência de um circuito RC. Aplicamos neste circuito um sinal de 10 kHz senoidal e verificamos o deslocamento de fase do sinal obtido no capacitor. Na simulação o sinal é produzido pelo gerador de funções e visualizado pelo osciloscópio virtual, utilizando-se os dois canais. Num canal temos o sinal de entrada e no outro o sinal de saída, possibilitando assim a medida do deslocamento da fase. Também ligamos na saída um multímetro para medir a intensidade do sinal de saída e desta forma determinar sua atenuação. Este circuito faz parte do conjunto de exemplos dado no Multisim.

 

 Resposta de Frequência de um Circuito RC

Abaixo o sinal visualizado no osciloscópio virtual e também a indicação do multímetro virtual doMultisim 11.0.

 

 

Aplicando os instrumentos